Blog

Não cometa esses Erros na hora de Criar seu Logotipo.

Logotipo ou comumente conhecido como “logomarca”, é o conjunto de elementos gráficos que compõem uma marca, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.

Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito.

Exemplo: você como cliente precisa entregar um conceito para ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito vai se criado um símbolo gráfico, que é o tipo.

A “missão do seu logotipo” deverá ser alcançar o status de “marca na mente dos seus clientes”, identificando sua atividade, sua instituição e sua cultura organizacional de forma única e inconfundível.

Para conseguir esse objetivo, o seu logotipo precisa ter as seguintes características: ser Simples, ser Original, Ser Memorável, ser Intemporal, ser Flexível e ser Coerente. Por esse motivo, certifique-se de não cometer os seguintes erros na hora de criar o seu logotipo:

1. Comprar imagens.

Seu logotipo deve ser único, originais e exclusivo. Ao comprar uma arte pronta, com certeza seu projeto aparecerá no logo de outro profissional ou instituição.

2. Desenhar imagens muito complexas. 

Desenhos com muitos detalhes ou muito complexos perdem sua correta visualização de longe e em tamanhos menores, além de não permitir uma boa fixação na mente dos seus clientes. Lembre-se que seu logotipo será colocado em todas as mídias impressas e digitais, portanto ele tem que ser visível em qualquer tamanho.

3. Colocar efeitos de cores, sombras e relevos.

O design do seu logotipo deve ser criado em preto e branco, para poder concentrar sua essência na forma e no conceito. As cores serão adicionadas depois para transmitir sua identidade. Sombra, degrade, relevo, ou outro estilo podem confundir seu público caso não apareçam em todos os layouts e mídias. Um bom logotipo deve ser capaz de valer-se por si próprio.

4. Usar um tipo de letra não adequada.

A fonte da letra é parte fundamental do logotipo. Em algumas ocasiões você dependerá unicamente do nome para representar a sua marca. Por isso, o nome deve ser legível em todo momento e a fonte deve estar de acordo com a identidade que você quer transmitir.

5. Usar muitas fontes. 

Muitas fontes juntas sobrecarregam o visual e provocam desordem. Não é recomendável usar mais de duas fontes, dessa forma terá uma melhor visibilidade e reconhecimento da identidade. Outro detalhe é que as fontes precisam ter harmonia visual e ser unificadas no conceito do seu logotipo.

6. Usar imagens genéricas.

Imagens como um estetoscópio, um coração, um dente, uma cruz, etc, não são únicas, não são originais e não transmitem um conceito. Seu logotipo deve ser único, ele deve dizer a todos quem é você. Se ele tem figuras muitos genéricas, vai ser igual para outros profissionais ou empresas da sua área e inclusive chegando a ser aplicado em qualquer outro ramo.

7. Não representar o que você faz.

Seu logotipo deve transmitir sua prática e seus serviços instantaneamente. Lembre-se que seus clientes estão olhando para você como um especialista no assunto. O logotipo deve refletir a sua missão, visão e valores. Um bom logotipo deve transmitir tudo isso.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?