Blog

Na Saúde: Plano de Marketing = Estratégia.

Um plano de marketing não é uma lista de ideias de propaganda que você pode fazer aleatoriamente para testar ou combinar a tentativa de erros e acertos, para achar o melhor caminho. Isso ai é uma receita de alto risco para a frustração, decepção e o fracasso.

O plano de marketing é um documento estratégico que visa concretizar a realização dos objetivos do seu negócio e alcançar metas específicas ao longo de um período de tempo.

Ou por acaso, você construiria sua nova clínica sem ter o projeto de arquitetura e engenheira, a planta de luz, água e esgoto? Bem, isso é exatamente o que você faz quando realiza atividades aleatórias de propaganda sem um plano bem pensado.

Para ajudá-lo, aqui coloco seis pontos que deve ter em conta na hora de realizar seu plano de marketing.

1. Identificar seu público-alvo. – Ou seja, o cliente que vai a consumir seus serviços ou comprar seus produtos. Para uma clínica de quiropraxia como exemplo, os clientes de uma campanha podem ser homens de meia idade com lesões nas costas, ou talvez mulheres grávidas.

2. Analisar sua concorrência. – Você precisa saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos e seus potenciais concorrentes também. Pesquise e saiba o que está acontecendo no seu mercado e todos os desafios que você vai enfrentar. Por exemplo, você pode ficar sabendo que seu maior concorrente acaba de lançar uma campanha publicitária em mídia especializada para promover um novo tratamento.

3. Realizar a análise S.W.O.T. – Envolve a identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu empreendimento e uma análise de cada um de seus principais concorrentes.

4. Colocar seus objetivos e traçar suas metas de forma S.M.A.R.T. – S = significativo,  sistemático, sinérgico. M = mensurável, motivacional. A = alcançável, baseada em ações. R = relevante, realista, responsável, orientado para resultados, recompensando. T = tangíveis, com tempo definido. Continuando com o exemplo da clínica de quiropraxia, os objetivos poderiam ser “melhorar a satisfação dos pacientes” e “fazer com que o paciente retorne”, as metas: “alcançar 9 pontos (numa escala de 10) na satisfação do paciente nos próximos 2 meses” e “fazer com que 60% dos pacientes retornem dentro das 4 semanas seguintes”.

5.  Alinhar suas estratégias para alcançar seus objetivos e atingir suas metas. – Um exemplo de uma estratégia poderia ser: “implementar uma pesquisa de satisfação do paciente, para melhorar o atendimento” e “oferecer um desconto de 40% no tratamento válido por 30 dias”.

6. Prever seu orçamento de marketing. – Seu plano de marketing precisa ser realista também com a verba que você tem disponível para realizar as ações estratégicas.

Não esqueça, sempre precisará refinar suas metas e rever suas estratégias para ter o melhor custo-benefício.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Um comentário em: “Na Saúde: Plano de Marketing = Estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?