Blog

É possível Engajar o profissional Médico?

Engajamento é definido como o estado de envolvimento ou comprometimento emocional e intelectual de um funcionário que resulta em mudança no comportamento. É o entusiasmo e a satisfação pelo trabalho.

Funcionários engajados vestem a camisa da empresa. Sentem que seu trabalho interfere diretamente em toda a cadeia de processos da organização, gerando frutos e retorno direto.

A equipe que vislumbra este cenário, toma decisões e escolhe rumos para a otimização total das ações. Não é apenas fazer o próprio trabalho bem feito, mas sim contribuir para que o todo faça da melhor maneira possível.

Porém, na área da saúde, muitos executivos sabem que o engajamento do profissional médico não é fácil e nem sempre é um sucesso nas organizações de saúde, apesar dos esforços que eles realizem para tal fim.

Nesse sentido, um estudo do Current Directions in Psychological Science revela que o engajamento ao trabalho por parte dos profissionais vêm de dois fatores: os recursos oferecidos pelo empregador, assim como os próprios traços pessoais do empregado. Ambos os fatores podem afetar o nível de envolvimento e o desempenho do profissional. O estudo também verificou que o nível de envolvimento com a empresa varia de acordo com o dia e às vezes até com as horas, tendo picos de engajamento durante o dia de trabalho ou plantão.

Não é surpreendente saber que os recursos oferecidos pelo empregador, como o apoio social, jurídico, psicológico, feedback, e autonomia na tomada de decisões, ajudem a satisfazer sua equipe médica, mas infelizmente, sabemos, na maioria dos casos, não são suficientes para engajar de vez à equipe médica.

É importante saber que o engajamento não vêm exclusivamente daquilo que o empregador faz ou oferece, mas também do próprio profissional, como traços pessoais, autoestima, valores, aspirações, objetivos e otimismo no trabalho.

Por isso, os médicos mais engajados com uma organização de saúde são aqueles que se traçam metas pessoais mais realistas e se identificam melhor com a missão e visão da instituição. É necessário que o médico seja envolvido no processo da organização e ele precisa acreditar na instituição pela qual presta serviços ou é contratado.

“Eu tenho certeza que ninguém espera sentir dos seus médicos o mesmo ânimo todos os dias”. Às vezes o trabalho é tedioso; chato ou monótono, eles precisam estar preparados para tolerar tudo isso dentro dos padrões da sua função, e a instituição de saúde está obrigada a dar esse suporte.

Isso foi apresentado por um estudo publicado pelo Journal of Managerial Psychology que conclui que uma estrutura organizacional forte, ajuda a ajustar melhor os novos médicos e aumenta o envolvimento pessoal no trabalho.

É preciso lembrar que o ser humano é por si só, um ser instável, com carências, desejos, crenças, expectativas e emoções. Isso interfere em todos os âmbitos de sua vida, seja pessoal, profissional ou social, o tempo todo. Não existe uma pessoa que pense, aja e sinta exatamente igual todos os dias, nem em todos os momentos do dia.

As instituições de saúde devem ter presente que elas só se beneficiam quando impulsionam o bem-estar dos seus médicos, afinal profissionais engajados são mais produtivos. As pesquisas também comprovam que eles são mais eficientes, mais focados nos pacientes, mais seguros e mais resistentes a novas propostas de trabalho.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?