Blog

8 Dicas para Empreendedores de Tecnologia Móvel em Saúde.

Na última conferência mHealthcon sobre tecnologia móvel em saúde realizada na Rutgers University no 01 de dezembro desse ano, um painel de experts no assunto colocou alguns insights interessantes sobre seus negócios e como os empreendedores de tecnologia móvel em saúde podem aprender deles.

1. Os pacientes são consumidores de saúde. 

Quando pensamos em tecnologia móvel em saúde, pensamos primeiros nos profissionais de saúde, porém os pacientes também podem ser usuários do seu produto. Mas lembre-se, eles avaliam seu produto com olhar de consumidor. Nesse sentido a indústria de tecnologia móvel em saúde ainda tem muito que aprender com as indústrias de jogos e compras. As doenças crônicas por exemplo podem fornecer uma série de oportunidades para orientar os pacientes com dados, conhecimento e ação.

2. Faça um test-drive do protótipo do seu produto com médicos. 

Definitivamente isso o ajudará a perceber se sua solução móvel é eficiente na prática de um médico e se ele precisa ser ajustado ou reformulado para se adequar com a realidade de como seu cliente trabalha com seus pacientes, seguradoras de saúde e hospitais.

3. Os pediatras são potencialmente melhores. 

Como eles atendem a uma população jovem até mais o menos os 18 anos, tanto eles quanto seus pacientes podem ser melhores na hora de testar seu aplicativo. “É mais fácil que um jovem aceite sua tecnologia em saúde do que um adulto”. Eles não sabem viver sem um telefone celular com apps. E desde o ponto de vista de propagação, também são mais influenciadores na hora de consumir algo que está na moda.

4. Não tenha medo de procurar grandes clientes. 

As indústrias farmacêuticas são uma ótima opção para obter ajuda de patrocínio, mas também pode ser uma questão muito delicada, principalmente porque elas estão em um campo minado, onde um erro pode ser fatal.

5. Olhe para as farmácias. 

As grandes redes de farmácias são sem dúvida grandes players no mercado de saúde e estão se tornando muito mais agressivas nas áreas de TI e Tecnologia móvel.

6. Prepare-se para crescer. 

Muitas empresas de tecnologias estão crescendo rapidamente e tentando fazer tudo sozinhos. Reconheça que você precisa de parceiros para ajudar no seu negócio. Às vezes, seu próprio cliente pode ser seu parceiro.

7. Avalie os modelos econômicos. 

Será que o médico ou o paciente vai pagar para usar? Como é que o médico vai ser reembolsado? Que benefícios vai ter o paciente? Estude o mercado e crie uma solução.

8. A tecnologia não é uma bala de prata. 

A tecnologia por si só não é a solução. A maior parte das queixas dos médicos que usam tecnologia móvel são que a tecnologia não se adapta a sua prática clínica, não proporciona redução de custos e falta de treinamento.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?