Blog

10 Motivos para Perder seus Pacientes.

Como médico tive a oportunidade de conhecer, conversar e conviver todos os dias com pacientes que me ensinaram a ser melhor profissional, melhor pessoa e melhor ser humano.

Durante minha formação e durante meu trabalho dentro de hospitais, percebi que nossos pacientes estão ai pedindo ajuda e querem ser curados, mas, sobretudo querem ser escutados e compreendidos.

Sei que muitas vezes não é fácil, escutar as mesmas queixas e os mesmos sintomas todos os dias, descobrir os mesmos diagnósticos e fazer os mesmos procedimentos, porém, como profissionais da área da saúde, devemos estar cientes, de que aquele paciente que está na nossa frente, não é o mesmo da consulta anterior, e que cada um deles é único, e precisa de uma atenção e cuidados diferenciados.

Aqui você tem uma lista de 10 situações que podem ser corregidas para não magoar ou ferir seus pacientes e perdê-los. Se você tiver outros motivos para acrescentar ou discordar, sinta-se a vontade de comentar.

10. Não acreditar nos sintomas ou na cronologia do paciente. Muitos pacientes chegam na consulta sem ter uma precisão clara dos sintomas e menos ainda da cronologia deles, outros chegam com histórias curiosas e até incomuns à doença. Tenha presente que o paciente está muito ansioso para contar o que sente. Escute e tente dirigir a consulta, você pode ter uma boa razão para não acreditar, mas não tem pior coisa que dizer ao paciente que ele não sente o que está sentindo, e escutando-o sempre poderá ter informações úteis.

9. Fazer com que o paciente escolha seu medicamento. Quando um paciente necessita de tratamento médico, o médico é procurado para fornecer os seus conselhos e a medicação para tomar. Eles não querem uma lista de três medicamentos possíveis. Do ponto de vista do paciente é para isso que o médico estudou. O paciente pode ser introduzido na decisão do tratamento, no caso, por exemplo, de escolher entre um medicamento de marca e um genérico, por fatores econômicos e para garantirmos que ele cumprirá com o tratamento.

8. Deixar o paciente esperando sem pedir desculpas ou apressar o paciente porque você chegou atrasado. Embora ninguém gosta de esperar, os pacientes geralmente aceitam um tempo de espera razoável e se sentem satisfeitos quando você os recebe com um sorriso e o cumprimenta. No entanto, se o paciente espera muito por você, acredite que ele estará esperando uma desculpa, e ficará alerta caso você tente apressar a consulta para alinhar sua agenda.

7. Ignorar ou interromper o paciente. Você deve sempre fazer contato visual com o paciente e só abaixar a cabeça para fazer anotações rápidas, mas sem perder o contato. Não faça coisas como olhar o relógio da sua mesa repetidas vezes, interromper o paciente bruscamente, falar muito sério e brusco, olhar para o computador ou sua mesa enquanto fala com ele, etc. Seu paciente se sentirá ignorado.

6. Ficar irritado ou ignorar as perguntas desafiadoras. Hoje os pacientes estão mais informados e com certeza alguns deles farão perguntas desafiadoras sobre seu diagnóstico ou tratamento. Se o paciente está na sua frente é porque acredita em você, não perca isso, explique adequadamente e deixe tudo claro e caso você não tenha a expertise necessária para responder, deixe o paciente tranquilo e diga a ele que lhe responderá por telefone ou e-mail, afinal se você não responder ele buscará uma segunda, terceira… opinião, até achar uma resposta.

5. Ter um pessoal desrespeitoso. O paciente pode gostar de você, mas você precisa ter a sua volta pessoas que tenham seus mesmos princípios e valores para interagir com ele antes e depois da sua consulta. A recepcionista, a equipe de faturamento, enfermeiros e outros, se alguém tratar com desrespeito ou grosseira, pode ter certeza que o paciente vai mudar de médico e contar para familiares e amigos.

4. Ter um consultório triste e monótono. Ninguém gosta de ir ao médico, esperar então nem pensar. Então porque não tornar essa experiência mais agradável. Ter assentos confortáveis na sala de espera, cores vivas e texturas nas paredes (com desenhos para crianças, se for um consultório pediátrico), ter uma TV grande a cabo (com opções de desenhos animados para crianças), música suave, internet wireless, algumas plantas, ar condicionado, etc. Tudo isso transmite ao paciente que você se preocupa com ele desde sua chegada.

3. Estar indisponível durante o horário comercial. Os pacientes precisam ter acesso a você ou a alguém treinado durante o expediente normal para esclarecer dúvidas e fazer perguntas. Se você estiver ocupado nesse momento, retorne a ligação assim que estiver livre, ou reserve um horário do dia para que os pacientes liguem para você.

2. Cancelar ou reagendar consultas com muita frequência. Os pacientes geralmente entendem quando um médico precisa cancelar ou reagendar a consulta, afinal o médico também é humano e tem problemas pessoais. Porém, se isso acontecer com muita frequência, dois ou mais vezes, o paciente se sentirá desrespeitado.

1. Cometer um erro médico. Situações de negligência, imperícia ou imprudência, que causem dano ao paciente ou algum membro da família, e que poderiam ter sido evitadas facilmente, pode ter certeza, não terão perdão.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

2 comentários em: “10 Motivos para Perder seus Pacientes.

  1. Obrigada doutor,
    Sobre tudo devermos ser responsável pelo nosso trabalho, saber lidar com o público, organizar os nossos consultório é assim que não teremos motivo para perder os nossos pacientes.

  2. Muito bom texto, doutor Edgar. Parabéns! Acho que quando há uma preocupação com a pessoa de forma integral, independente do papel que ela representa (paciente, médico, cliente etc), o relacionamento sempre é melhor e o trabalho é bem avaliado. Neste caso, com pacientes felizes e confiantes em seus médicos e especialistas.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?